top of page
Buscar

A importância das barras de apoio para pessoas com mobilidade reduzida

As barras de apoio são itens instalados para auxiliar as pessoas que têm dificuldade ao usar o banheiro. São essenciais para pessoas idosas, pessoas com deficiência física ou motora e pessoas com mobilidade reduzida.


Esses grupos de pessoas são mais propensos a cair ao usar o banheiro, principalmente por ser um ambiente muito úmido e com piso escorregadio. Portanto, para garantir a segurança e aumentar a autonomia dessas pessoas, a instalação desses elementos adicionais nesse local é de grande importância.


Por que instalar barras de apoio?

Oferecem a essas pessoas maior autonomia. Garantem a segurança dos idosos e pessoas com mobilidade reduzida na utilização do banheiro.


Como deve ser feita a instalação?

A norma técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 9050/2020 deve ser verificada para que as barras de apoio sejam instaladas corretamente.

Esta norma define os critérios de Acessibilidade para Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos urbanos. As regras são utilizadas tanto para a instalação como para a adaptação do espaço.


Inicialmente, é correto verificar se não há tubulações elétricas ou hidráulicas no local de instalação antes de montar as barras de apoio.

De acordo com a norma, as faixas horizontais e de transferência devem ser instaladas próximas ao vaso sanitário. Esses postes devem ter 80 cm de comprimento e 75 cm de altura do chão.

No local de uso do chuveiro, devem ser instaladas barras horizontais e de transferência, de aproximadamente 70 cm de tamanho, e uma barra angular (em forma de L) com as mesmas dimensões.


Além de instalar esses itens nos locais corretos, é muito importante que as barras suportem no mínimo 150 kg, permaneçam a uma distância mínima de 40 mm de sua base de apoio (paredes) e que suas superfícies internas sejam resistentes à corrosão.

No caso de residências, essas normas devem ser respeitadas para manter a segurança e proporcionar maior conforto no uso do banheiro para pessoas com mobilidade reduzida. As marcações são obrigatórias para ambientes comerciais.


Também é muito importante que o uso das barras seja testado antes de qualquer pessoa com mobilidade reduzida fazer o uso do local.


Onde encontrar produtos de alta qualidade?

Seguir o que está estabelecido na Norma 9050/2020 tem o objetivo de proteger as pessoas com dificuldades de locomoção. Portanto, não hesite em oferecer o que for necessário para evitar quedas e manter pessoas seguras.


A Planeta Acessível pode te ajudar! Nós oferecemos produtos de qualidade para te auxiliar na instalação correta e eficiente das barras de apoio.

bottom of page