top of page
Buscar

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual

Atualizado: 21 de jul. de 2023

Dia 13 de dezembro, celebramos o Dia Nacional do Cego ou Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. A data existe desde 1961 e foi criada com o propósito de reduzir a discriminação e o preconceito com as pessoas cegas e de baixa visão. Esse preconceito que existe contra as pessoas com deficiência é chamado de Capacitismo e precisa ser combatido.





A deficiência visual é a perda ou redução da capacidade visual em ambos os olhos em caráter definitivo, que não pode ser melhorada ou corrigida com o uso de lentes, tratamento clínico ou cirúrgico. Existem critérios rígidos para definir uma deficiência. Portanto, uma pessoa com alto grau de miopia, por exemplo, não é uma pessoa com deficiência visual, uma vez que existem alternativas para correção dessa limitação.


Classificação dos diferentes graus de deficiência visual:

  1. Baixa visão (leve, moderada ou profunda): pode ser compensada com o uso de lentes de aumento e lupas, com o auxílio de bengalas e de treinamentos de orientação.

  2. Próximo à cegueira: quando a pessoa ainda é capaz de distinguir luz e sombra, mas já emprega o sistema Braille para ler e escrever, utiliza recursos de voz para acessar programas de computador, locomove-se com a bengala e precisa de treinamentos de orientação e de mobilidade.

  3. Cegueira: os usos do Sistema Braille, da bengala e os treinamentos de orientação e de mobilidade, nesse caso, são fundamentais.

Diferença entre Cego e Pessoa Com Baixa Visão:


Cego é a pessoa que não tem percepção visual, e pessoa com Baixa Visão é aquela que tem alguma percepção visual. As pessoas com baixa visão não enxergam com a mesma intensidade nem têm a mesma percepção de uma pessoa com uma visão normal.


Capacitismo:


Capacitismo é o preconceito contra as pessoas com deficiência. O capacitismo manifesta-se de várias formas, como a vitimização, a infantilização e a heroicização das pessoas com deficiência. As pessoas com deficiência visual, sejam cegas ou com baixa visão, sofrem diversas formas de preconceito ao longo de sua vida, o que inclui a falta de acessibilidade, a negação de suas habilidades, etc. Entender melhor o universo das pessoas com deficiência visual contribui para reduzir o capacitismo e promover a inclusão.


Aproveite esta data e reflita sobre o tema.

Comments


bottom of page