top of page
Buscar

O que é piso tátil ? Para que serve?

Atualizado: 21 de jul. de 2023

Piso Tátil é o piso diferenciado com textura e cor sempre em destaque com o piso que estiver ao redor. Deve ser perceptível por pessoas com deficiência visual e baixa visão.


É importante saber que o piso tátil tem a função de orientar pessoas com deficiência visual ou com baixa visão.


Pode parecer normal para as pessoas que enxergam, mas para a pessoa com deficiência visual e a pessoa com baixa visão, este piso é fundamental para dar autonomia e segurança no dia a dia.


Existem dois tipos de piso tátil: piso tátil de alerta e piso tátil direcional.





O piso tátil de alerta é conhecido popularmente como "piso de bolinha".

Sua função, como o próprio nome já diz, é alertar. Por isso, é instalado no início e término de escadas e rampas; em frente à porta de elevadores; em rampas de acesso às calçadas ou mesmo para alertar quanto a um obstáculo que o deficiente visual não consiga rastrear com a bengala.

Já o piso tátil direcional orienta o trajeto em locais amplos, onde não existem pontos de referência detectáveis pela bengala.


É importante saber que esse tipo de piso tátil tem a função de orientar a direção para pessoas com deficiência visual ou com baixa visão.

Sua cor contrastante e a textura diferente do piso padrão do local servem para auxiliar a pessoa que tem baixa visão.


Gostou? Quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Clique no link a seguir e saiba mais: https://planetaacessivel.com.br/blog/


Sobre a Planeta Acessível: A empresa, considerada o maior portfólio de produtos acessíveis do Brasil, começou fabricando apenas um único produto: o piso tátil, que serve como guia para pessoas com deficiência visual e baixa visão.


Porém, com o passar de alguns meses, percebeu a necessidade de oferecer algo a mais para esse segmento. Foi aí que começaram a desenvolver os próprios produtos, seguindo o intuito de promover recursos que supririam a necessidade que havia no mercado.


A empresa está localizada na região da Serra da Mantiqueira, no interior do estado de São Paulo, na cidade de Piracaia.


Para mais informações, acesse: https://planetaacessivel.com.br ou entre em contato através do número (11) 4036-6557. #Pisotátil

bottom of page