top of page
Buscar

Qual a utilidade da barra de apoio? O que são barras de apoio ?

Atualizado: 21 de jul. de 2023

Uma grande preocupação para quem convive com idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção são as possíveis quedas.

Nesses casos, o banheiro precisa ser pensado com cuidado e contar com alguns tipos de barras de apoio.

Segundo dados mundiais, cerca de 64% dos idosos caem durante a utilização do ambiente, por isso é necessário o máximo de atenção.


Apresentaremos neste post algumas peças que são essenciais para garantir a segurança e aumentar a autonomia na hora de utilizá-lo. Confira a seguir!


Barra Reta





Ela foi desenvolvida para dar segurança e auxiliar pessoas com deficiência física, idosos ou pessoas que necessitam de apoio no banheiro, sendo a ferramenta mais comum e eficiente quando o assunto é acessibilidade.

Encontramos ela em diversos tamanhos, mas o mínimo exigido é 30 cm para que se tenha um bom apoio.


Barra Piso Parede





É aquela barra que vai da parede ao chão, garantindo estabilidade e maior área de segurança. Pode ser utilizada ao lado do vaso sanitário, para que dê uma maior autonomia para o usuário utilizá-lo de forma autônoma.


Barra em L





Como o próprio nome já diz, ela apresenta um formato em "L" e permite uma maior locomoção tanto horizontalmente quanto verticalmente. Deve ser instalada principalmente no box do banheiro, na área de banho abaixo do registro do chuveiro.


Barras Lateral Fixa ou Articulada





As barras laterais são instaladas ao lado do vaso sanitário, geralmente sendo utilizadas duas para obter-se maior segurança. A diferença entre elas é apenas que a barra lateral articulada, também chamada de flip-up e flip-down, é facilmente manuseada e retrátil, podendo ser removida do local de uso.


Essas barras são primordiais para garantir acessibilidade e segurança no banheiro.



Quer conhecer os principais parâmetros para que estejam dentro das normas? Confira a seguir o vídeo do nosso parceiro.




bottom of page